quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Eu sou assim, mas não nasci assim

            Se eu te perguntasse, qual é a melhor educação do mundo? O que você me responderia? Japão? Ou qualquer outro país do oriente? Não. Finlândia. O Japão tem uma cultura muito maravilhosa que admiro bastante, famosos por sua disciplina de levantar e seguir. Se pesquisar na internet verás ranking em que Hong Kong está no topo, porém como não é país, Finlândia ocupa este posto e em seguida Coréia do Sul.

         Países que apossam do topo de destaque na educação mundial não são somente ocupantes deste porque eles oferecem estruturas para seus jovens, porém também, o que ensinam como vida, eles aprendem que a mudança é uma constância, e que devemos sempre seguir, caminhar e alcançar. Uma cultura em que cada uma faz sua parte, onde você paga o que realmente acha que vale e não porque é a única opção de aquisição, declarar insatisfação por aquela carne servida no restaurante frequentado por não ser a que realmente achou estar pagando ou até mesmo não burlar sistemas com propósito de tirar proveitos (posso citar falsificação de boletas para obter meio entrada em eventos) e assim por diante influenciam bastante em toda a nossa vida.

          Não tem como sermos uma pessoa no trabalho, uma na faculdade e outra em família, somos uma única personalidade expressando comportamentos compatíveis com o ambiente e não é possível vestir a roupa  de honestidade, a roupa de esperteza, a roupa de verdade ou a de mentira, se você é uma bom aluno que é  dedicado a possibilidade de você ser um bom profissional é muito grande, e vice-versa. Temos que implantar como estilo de vida a constância, e não sermos desiquilibrados ora somos assim, ora outra somos assado. Ter este respeito com você mesmo é muito saudável para as conquistas de resultados. Tinha uma maravilhosa professora, que no qual, estou torcendo para que continue sendo lecionanda neste próximo semestre para mim, ela é antropóloga e nos deu como “receita” acharmos um ponto de equilíbrio onde somos dosados, estimulados a agir de maneira adequada conforme a pedida do ambiente, ser engraçado, ser sério, atento, calado na hora certa.

           
           Não existe cultura inferior, cada uma expressa valores, crenças e verdades, e a nossa infelizmente, não é tão endossada ao comportamento de compromisso, de atitudes. Somos estimulados a empolgar e depois esquecer, como aquele filme maravilhoso que fica na sua cabeça e que te motiva em algo, mas, depois de alguns dias ou até mesmo horas você já se esqueceu de tudo. Não expresso opinião de que devemos seguir modelos prontos, somos um povo de características próprias, porém não podemos ser bobos e contentarmos com uma subvida. Pense nisso!!!